sábado, 28 de julho de 2012

MATEMATICA E OS IMPOSTOS

Esta atividade foi desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Dr. Fernando Sá Miranda na cidade de Macarani no Estado da Bahia. 
Conteúdos Trabalhados:
Números decimais, Adição, Subtração, Multiplicação e divisão com números decimais, porcentagem. Impostos, conceito deaferição de energia elétrica, construção de gráficos.
Objetivos da atividade:
Interpretar dados de um gráfico, Saber construir um gráfico, conhecer alguns impostos inclusos nas contas de luz, Aprender a usar umacalculadora, Desenvolver o raciocínio lógico, a leitura e a escrita.


Recursos Utilizados:
Cartolina, Papel A – 4, Lápis, Caneta, Lápis de cor, Piloto, Quadro Branco.
Estratégias de organização espacial da sala de aula:
A sala foi dividida em grupos de 06 alunos cada um, deixando um espaço maior na parte próxima ao quadro e a mesa do professor, para que os alunos apresentassem seus trabalhos.

Execução e avaliação da atividade
Desenvolvimento
O assunto foi provocado na sala de aula, sobre as informações contidas em uma conta de luz, o que é Kw? Qual o preço unitário? Quais impostos estão embutidos na conta de luz? O que é tarifa social?, Foi solicitado que cada aluno trouxesse uma conta de luz de sua residência, e cada grupo elaborou um gráfico que demonstrava o consumo referente ao mês de fevereiro de 2011 em cada casa dos participantes, foi bastante interessante, ficando claro que usando corretamente a energia, pode-se economizar bastante.

Reflexões sobre a atividade desenvolvida
Os alunos tiveram dificuldades na construção do gráfico, pois trabalhamos com o gráfico de pizza, de setores e de linhas, mas conseguiram contribuir satisfatoriamente. A atividade foi proveitosa visto que manipularam a calculadora, conheceram os impostos contidos na conta de luz e hoje sabem que somos nós que pagamos a iluminação das ruas.

Avaliação
Os alunos foram criativos, enquanto alguns faziam as operações, outros traçavam o gráfico, atentos para corrigir os erros dos companheiros.





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